segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Youtube como ferramenta de Ensino



   O Youtube se tornou uma das mais importantes plataformas de buscas no Brasil e no mundo. O Brasil é o segundo maior país em número de usuários do Youtube,segundo o estudo Comscore divulgado em junho de 2013 (fonte).
    É interessante perceber que os vídeos publicados pelo Youtube não são somente filmes como os que vemos na televisão, mas são mensagens transmitidas aos usuários que as buscam.
    Para a Tutoria Presencial, os vídeos postados do Youtube servem tanto como elemento conclusivo para arrematar todas as informações estudadas, como o start na pesquisa dos assuntos que ainda serão tratados na Tutoria.
   Vejam abaixo como os vídeos do Youtube podem agregar conhecimentos e informações que vão além das salas de aula, e até mesmo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O vídeo abaixo apresenta o uso da tecnologia na EaD.



O Facebook como ferramenta de ensino

      O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Ele possibilita o contato com pessoas perto ou longe, bem como a possibilidade de fazer novas amizades.
      Vimos no ano passado que o Facebook foi a principal forma de comunicação entre os manifestantes contra o aumento das tarifas de ônibus. Esta rede social promoveu manifestos em todo país e marcou historicamente o ano de 2013.
      Assim como seu uso pode possibilitar grandes manifestações, o Facebook também é uma importante ferramenta que nos auxilia na Tutoria Presencial.
      Todo conteúdo ministrado pode ser discutido antes, durante ou depois das tutorias presenciais. Vejam abaixo como os grupos criados pelos alunos do Curso de Turismo tem sido importante na troca de informações e no enriquecimento acadêmico.


As redes sociais e o Ensino a Distância


Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. 
As redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar. Como os alunos passam muitas horas nas redes sociais, é mais fácil eles pararem para ver conteúdos compartilhados pelo professor no ambiente virtual do que buscar em outras fontes de estudo.